HOME


OBJETIVO

O projeto de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE – vinculada à USP) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O objetivo é certificar os profissionais que trabalham na comercialização de energia elétrica, oferecendo mais transparência e aumentando a segurança nessas operações.

Os profissionais detentores do certificado de Operador do Mercado de Energia Elétrica terão um diferencial no mercado de trabalho.




GABARITOS DAS PROVAS DE CERTIFICAÇÃO E DE REVALIDAÇÃO 2017

Gabaritos atualizados.



LISTA DE APROVADOS DAS PROVAS DE CERTIFICAÇÃO E DE REVALIDAÇÃO 2017

 

PROVAS ANTERIORES

Confira os arquivos referentes às edições anteriores da Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica. Os cadernos de questões, gabaritos das provas de todas as edições e as listas de candidatos aprovados nas edições de 2016 e 2015, estão disponíveis aqui.

 

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo da Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica é formado pelos profissionais que atuam no segmento de comercialização de energia, representando geradores, consumidores livres e comercializadores de energia elétrica.

Por meio da Certificação, estes profissionais terão, de forma comprovada, o conhecimento necessário para lidar com os processos técnicos, legais, regulatórios e operativos inerentes à comercialização de energia no âmbito do Mercado Livre de Energia Elétrica.

Exige-se dos candidatos à prova de certificação o nível de escolaridade de curso superior.


CURSO PREPARATÓRIO

O CTEE, divisão de ensino do Grupo Canal Energia, promoverá um curso preparatório para os interessados em realizar a prova de certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica.

O curso não está vinculado à inscrição para a prova certificadora e nem ao processo de elaboração, aplicação e correção da prova, que é de responsabilidade exclusiva da FDTE/USP.