HOME


OBJETIVO

O projeto de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE – vinculada à USP) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O objetivo é certificar os profissionais que trabalham na comercialização de energia elétrica, oferecendo mais transparência e aumentando a segurança nessas operações.

Os profissionais detentores do certificado de Operador do Mercado de Energia Elétrica terão um diferencial no mercado de trabalho.


Ementa para Consulta Pública:

A partir deste ano, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE torna-se responsável por operacionalizar a Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica. A minuta da ementa, com o conteúdo do programa e referência bibliográfica sugerida, está disponível para contribuições dos agentes. As sugestões podem ser enviadas para treinamento@ccee.org.br até o dia 17 de maio.

As inscrições para a Certificação serão abertas no período de 03/06 a 20/09, e o teste será aplicado em 19/10. O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, será disponibilizado na abertura das inscrições. Desde 2011, foram realizadas sete edições da Certificação. Até o ano passado, a Abraceel era a responsável pela iniciativa, que agora passa a ser conduzida pela CCEE.

O exame avalia os conhecimentos dos operadores, em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE, que desde o início da certificação presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. O diploma vale por quatro anos, podendo ser revalidado mediante novo exame.

As inscrições para a Certificação serão abertas no período de 03/06 a 20/09, e o teste será aplicado em 19/10. O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, será disponibilizado na abertura das inscrições.